Quando fui convidado a escrever um pouco sobre o tema, imediatamente fiquei imaginando qual abordagem daria porque além de ser um esporte que envolve várias modalidades, possui também distâncias diferentes, características próprias também depende se o atleta quer só completar a prova ou classificar-se para algo e quanto tempo temos para treinar até a competição.
Constantemente recebemos novos atletas em busca do 1º Triathlon e fazemos todos os questionamentos iniciais, juntamos o maior nº de informações e assim traçamos um planejamento tentando cercar de todos os lados para desenvolver o atleta globalmente.
Sugerimos seguir um caminho mais fácil e com menos chances de errar procurando um treinador qualificado, pois ele vai se preocupar com a maior parte das questões envolvidas e você só com a parte prática, não é bom assim?
Vida de atleta se resume a:
COME – DORME – TREINA
Então com olhar mais para o lado prático, dividir as horas de treino durante a semana com carga maior na modalidade que temos mais dificuldades é bem importante, evite treinar a mesma modalidade dias seguidos e capriche na preparação física, com trabalho de força, flexibilidade, velocidade e CORE.
Descanse sempre que puder, durma bem para o corpo se regenerar e alimente-se muito bem, preferencialmente com acompanhamento nutricional pois a alimentação é muito mais importante do que se imagina, antes, durante e após treinos e provas.
No início treine para curtir, sem olhar no relógio, melhore sua técnica e aos poucos vá ganhando distâncias e depois coloque ritmos melhores nas sessões de treino.
Faça treinos conjugando modalidades seguidas, os famosos treinos de transição e se optou por provas curtas, simule a distância em alguns treinos, mas se a prova é muito longa, simule distância menores de até 70%.
Treine bastante as partes técnicas de cada modalidade, pois vai economizar energia e evitar lesões.
Aproveite cada sessão de treino como um momento único, valorize cada treino, não pense nele somente como um meio para atingir um fim.
Trabalhe bastante o psicológico, imagine a prova, imagine a sensação de completar cada km.
No início dissemos que vida de atleta é; COME, DORME, TREINA, mas vida de atleta amador tem como objetivo o prazer no esporte e vai muito além do exercício pelo exercício, então nossa sugestão é;
COMA – DURMA – TREINE – FAÇA AMIZADES – DIVIRTA-SE
Este assunto é muito amplo então sempre que necessário estaremos presentes para ajudar e falar sobre o esporte, modalidade por modalidade e detalhes que fazem a diferença.
Grande abraço a todos e nós vemos nos treinos!
Márcio Leme
Treinador M² Assessoria Esportiva